O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Angola importa modelo de Centro de Reciclagem recifense

Encontro reuniu equipe da CRN/Foto divulgação

Na última sexta-feira (29 de maio), O Centro de Regeneração e Reciclagem do Nordeste, localizado na Avenida Recife, recebeu a visita do Diretor da Unidade de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente de Angola, o engenheiro Antônio Matias.

Matias conheceu as instalações deste que é considerado um dos CRNs modelos dentre os cinco brasileiros (os demais estão localizados nas regiões sul e sudeste do país). O objetivo da visita era trocar informações técnicas com os representantes do CRN e implantar o mesmo sistema de trabalho do centro recifense em terras angolanas.

Licenciado pelo Ministério do Meio Ambiente, o CRN atende aos estados do Norte de Nordeste e conta com equipamentos de alta tecnologia, além de um laboratório de análise. O CRN opera com capacidade para regenerar, reciclar e realizar a destinação adequada dos gases refrigerantes usados nos sistemas de refrigeração industrial e doméstico (a exemplo do CFC e HCFC que são encontrados em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado). Estes fluidos são altamente poluentes e quando jogados na atmosfera prejudicam a Camada de Ozônio.

Além do engenheiro angolano Antônio Matias, membros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério do Meio Ambiente do Brasil e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (antigo Cefet) também acompanharam a visita às instalações do modelo CRN pernambucano.

“Esta é foi oportunidade única de apresentar aos nossos parceiros o trabalho do Centro de Regeneração. Estamos prontos para atender a demanda do mercado e temos capacidade para trabalhar com 1 tonelada de fluido diariamente e certificar a qualidade desses gases por intermédio de nosso laboratório de análise”, ressaltou Oseas Omena, diretor do CRN. Oseas lembra também que o CRN foi devidamente licenciado pelos técnicos da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH). Até o final desse semestre, o ministro Carlos Minc também estará visitando o CRN, onde irá realizar a apresentação oficial desta instituição.

DOAÇÃO DE KITS - O CRN também realizou a entrega de 30 kits de recolhimento de gás para as empresas de refrigeração cadastradas e aprovadas em sua rede de coleta. Cada kit doado custou cerca de R$ 6mil e era composto por uma maquina recolhedora de gás e dois cilindros de 13kg.

Até o final do ano, a CRN continuará a distribuição de mais 50 kits, somando um investimento total de R$ 300 mil em equipamentos. Vale ressaltar que as máquinas foram doadas por meio do Programa Nacional de Eliminação do CFC (PNC). “Os kits de recolhimento facilitam o transporte e viabilizam a segurança dos profissionais que estão manipulando os gases refrigerantes. As empresas recolhem as substâncias e trazem os cilindros até o Centro de Regeneração e Reciclagem do Nordeste que irá tratar adequadamente este gás e devolvê-lo com nível de pureza próprio para reutilização em outras máquinas”, explicou o diretor do CRN, Oseas Omena.

As empresas que ainda não receberam kits do CRN podem realizar o cadastro no próprio Centro de Regeneração ou no Sindicato das Empresas de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado de Pernambuco (SINDRATAR-PE). Todas passarão por uma análise e, sendo aprovadas, começam a integrar a rede de coletas. Para maiores informações basta entrar em contato com o CRN através do telefone: (81) 3471.0984.

SERVIÇO:
Centro de Regeneração e Reciclagem do Nordeste
Avenida Recife, 3045 – Ipsep – RecifePE
(81) 3471.0984 email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.