O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Ações brasileiras para regeneração do Gás CFC

Trinta milhões de geladeiras no Brasil ainda dependem do CFC, um gás poluente, que destrói a camada de ozônio e agrava o efeito estufa ao mesmo tempo. Veja exemplos de regeneração do gás.

Regeneração do Gás CFC

Trinta milhões de geladeiras no Brasil ainda dependem de um gás altamente poluente para funcionar: o CFC, clorofluorcarbono, que destrói a camada de ozônio e agrava o efeito estufa ao mesmo tempo.

O Protocolo de Montreal, em 1987, determinou a substituição do CFC por outros gases menos danosos ao meio ambiente. Para atender ao Protocolo, o Brasil lançou, em 2002, o Plano Nacional de Eliminação de CFC, que é executado pela agência implementadora líder PNUD e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Entre as ações desenvolvidas, o Plano prevê a substituição de geladeiras entre a população carente em algumas cidades do Brasil. As geladeiras antigas, com CFC, são trocadas por novas, que utilizam gases menos poluentes e consomem menos energia. O gás capturado nas geladeiras antigas é recuperado em centrais de tratamento, e pode ser reutilizado em outras atividades.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

Protocolo de Montreal

Quer receber informações sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio?
Assine o boletim informativo do Protocolo de Montreal Brasil.

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.