O Brasil e a Proteção da Camada de Ozônio: uma parceria bem-sucedida entre governo, setor produtivo e sociedade.

Começou a consulta pública sobre a Proposta de Instrução Normativa - Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriu consulta pública, na plataforma Participa + Brasil, sobre a proposta de Instrução Normativa que regulamenta as exigências e os procedimentos relacionados ao controle de importação de Hidrofluorcarbonos (HFCs) e misturas contendo HFC. A norma também irá estabelecer os limites anuais máximos de importação, em atendimento à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs). O Protocolo de Montreal é um dos tratados ambientais mais bem sucedidos do mundo, responsável pela redução do consumo das SDOs.

A ratificação do Brasil à Emenda de Kigali, aguardada desde 2017, ocorreu em 19 de outubro de 2022, após aprovação pelo Senado Federal e respectiva entrega dos documentos às Nações Unidas. Com a ratificação da Emenda de Kigali, o país se compromete a congelar a linha de base do consumo de HFCs em 2024 e reduzir em 10% o consumo até 2029.

Todos os interessados tem a oportunidade de acessar a proposta e fazer suas contribuições sobre o assunto, por meio do endereço https://www.gov.br/participamaisbrasil/proposta-de-in-emenda-de-kigali-1. O prazo para participar é até dia 6 de dezembro de 2023.

 

Doador

logo 01

Agências Implementadoras

logo 02 logo 03

Agência Implementadora Líder

PNUD Logo Blue Small

Fiscalização e Controle

logo 05

Coordenação

logo mma 2023

PROTOCOLO DE MONTREAL
FALE CONOSCO

Quer esclarecer dúvidas sobre as ações brasileiras de proteção da camada de ozônio e a fase preparatória do plano de implementação da Emenda de Kigali no Brasil?

Envie mensagem para:

Links

Acessibilidade

Alto Contraste
A-
A
A+

2023 © Todos os direitos reservados.