Boletim informativo nº 33 / Fevereiro - Março 2020

Ministério do Meio Ambiente promove nova série com dicas de boas práticas para profissionais de refrigeração e ar condicionado

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) deu início, em março, à série Boas Práticas em Minutos. Os vídeos serão publicados mensalmente com instruções diversas para profissionais do setor de refrigeração e ar condicionado. O primeiro vídeo ensina a calcular o peso bruto máximo para recolhimento de fluidos frigoríficos em cilindros e foi realizado em parceria com a GIZ e a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo (SP). 

→ Assista ao vídeo

Soluções com baixo potencial de aquecimento e zero Potencial de Destruição do Ozônio são divulgadas para o setor de ar condicionado

O MMA coordenou a elaboração de um novo relatório com informações atualizadas sobre o uso de fluidos alternativos de refrigeração em equipamentos de ar condicionado residenciais, que poderão ser adotadas pelo setor no Brasil. A publicação faz parte do Projeto para o Setor de Manufatura de Equipamentos de Refrigeração e Ar Condicionado (Projeto RAC), executado no âmbito do PBH, com a parceria da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). O documento reúne os principais dados referentes a soluções tecnológicas com baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP) e zero Potencial de Destruição do Ozônio (PDO).
→ Saiba mais

MMA disponibiliza dois relatórios técnicos sobre eliminação de vazamentos de HCFC-22

Confira os relatórios técnicos completos dos Projetos Demonstrativos de Melhor Contenção da HCFC-22 em Supermercados, coordenados pelo MMA e com apoio da GIZ. O primeiro projeto demonstrativo foi realizado entre agosto de 2015 e junho de 2018, em um supermercado de Belém (PA). O segundo foi realizado de agosto a outubro de 2018, em São Paulo (SP). As duas empresas foram parceiras dos projetos desde os investimentos até a disponibilização de técnicos para a implementação. É o governo brasileiro criando condições para a segurança das pessoas e a proteção do negócio no setor de serviços, por meio do incentivo à redução e eliminação de vazamentos de HCFC-22. 
→ Saiba mais

» Publicações

Boas práticas em sistemas de refrigeração comercial
Boas práticas em sistemas de ar condicionado do tipo janela e mini-split
PBH Etapa 1
PBH Etapa 2
Boletim Informativo: Aplicação do R-290 em Equipamentos de Refrigeração Comercial
Boletim Informativo: Aplicação do CO2 em Equipamentos de Refrigeração Comercial
Boletim Informativo: Aplicação do HFO em Equipamentos de Refrigeração Comercial
 

» Vídeo

→ Regeneração e destinação adequada para proteger a Camada de Ozônio

» Vídeo

→ Eliminação do uso do HCFC-141b no setor de espumas
» Vídeo

→ IN 4/2018 do IBAMA 
» Vídeo

→ IN 5/2018 do IBAMA
 
Acesse os boletins anteriores
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH)
Protocolo de Montreal

www.mma.gov.br/ozonio
www.protocolodemontreal.org.br
www.boaspraticasrefrigeracao.com.br
Flickr
YouTube
ISSUU
Email